Nossas

Notícias

SuperVia pede Recuperação Judicial

O Grupo SuperVia, responsável pela operação do serviço de trens urbanos em 12 municípios do Estado do Rio de Janeiro, em uma malha ferroviária de 270 quilômetros e 104 estações, distribuiu pedido de Recuperação Judicial perante o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

A companhia SuperVia, que opera o serviço principal do grupo, matem a concessão da operação do transporte ferroviário desde 1998 e aduz que é a responsável direta pelo deslocamento de centenas de milhares de cidadãos no Estado, chegando a transportar quase 700 mil passageiros por dia em 2019.

No decorrer dos anos, a concessionária constituiu outras sociedades que integram o grupo e compõe o polo ativo da recuperação judicial, agregado pela Rio Trens, SC Empreendimentos, Hotel Central, Teleféricos e F.L.O.S.P.E.

Expõe que, com o avanço da pandemia e a brusca diminuição do número diário de passageiros em circulação, registrou, no período entre março de 2020 e maio de 2021, uma redução de cerca de 120 milhões de passageiros e uma queda superior a R$ 472 milhões de arrecadação financeira.

A dívida do grupo totaliza um valor aproximado de R$ 1,2 bilhão. O pedido de Recuperação Judicial foi distribuído para a 2ª Vara Empresarial da Comarca do Rio de Janeiro, mas, verificada a existência de pedido de falência da SuperVia, foi declinada a competência ao juízo da 6ª Vara Empresarial da Comarca da Capital.

 

Yagho Calixto

Fonte: processo nº 0125467-49.2021.8.19.0001 (TJRJ).

Notícias

Relacionadas