Nossas

Notícias

Pedidos de Falências tem novo avanço em 2021

O ano mal começou e os pedidos de falências continuam aumentando com números cada vez mais expressivos.  De acordo com os dados nacionais do Boa Vista, em janeiro de 2021 registrou-se o quarto avanço mensal consecutivo, sendo 5,7% em comparação a dezembro de 2020.

Uma comparação muito preocupante, uma vez que dezembro houve piora significativa e os números dispararam para 38,1% pedidos de falência e 30,4% falências decretadas.

Foi um ano muito atípico. O mundo enfrentou (e ainda enfrenta) uma pandemia e o Brasil sempre sofreu com colapsos no sistema de saúde. Com o agravamento gerado pela pandemia é previsível o impacto negativo na economia. A maioria dos comércios foram fechados (lockdown), há instabilidade política e diversos empresários estão lutando para manter suas atividades e os empregos, porém muitos não resistem e acabam fechando.

Os pedidos de falências de empresas no Brasil tiveram alta de 12,7%. É a primeira vez que o país registra aumento na demanda dos estabelecimentos desde o fim da dupla recessão de 2015 e 2016 [1]. Infelizmente as micro e pequenas empresas são maioria no levantamento, com cerca de 85% do total de falências em 2020. Entre os setores da economia, os serviços responderam por 40% dos fechamentos, sendo os mais atingidos pela pandemia.

Flávio Calife, economista do Boa Vista, concorda que o resultado de dezembro chama atenção, mas prefere dar mais destaque ao comportamento do ano todo, que acabou não sendo tão negativo quanto se esperava na fase mais aguda da crise sanitária: “Ainda não indica uma tendência, vamos acompanhar. Para 2021 nós continuamos com os mesmos riscos ligados ao consumo. Estamos começando ano sem auxilio emergencial e com desemprego aumentando. O endividamento das famílias também cresceu e a inflação está alta, o que pode pressionar capacidade de consumo. Mas vamos aguardar”, disse em entrevista à CNN [3].

Mesmo com dados tão preocupantes, as expectativas para o ano de 2021 devem ser de melhora, considerando a previsão de vacinação e controle da doença haverá uma gradual retomada das atividades e também da economia, sendo necessário as empresas trabalharem com inteligência e cautela, para um retorno breve e sustentável.

Luanna Dionisio e Renata Barros

REFERÊNCIAS

[1] https://www.boavistaservicos.com.br

[2] http://www.investimentosenoticias.com.br

[3]https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/01/13/pedidos-de-falencia-de-empresas-aumentam-12-7-em-2020-diz-boa-vista

Notícias

Relacionadas