Nossas

Notícias

A Falência de Bares e Restaurantes decorrentes da implementação de medidas de controle à propagação do COVID-19

Em 05/03/2021 o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, em razão do agravamento do contexto pandêmico na capital mineira, anunciou o fechamento das atividades consideradas não essenciais, a partir do dia 06/03/2021, às 14:00.

Entretanto, tais medidas têm causado diversas inquietações aos donos de bares e restaurantes, uma vez que embora estejam com suas atividades suspensas, a manutenção dos serviços continua.

Somam-se, portanto, às medidas restritivas, vultosos e incessantes gastos destinados a manutenção do espaço, IPTU, funcionários, dentre outros.

Avaliando o contexto, o presidente do conselho estadual da Abrasel Minas, Matheus Daniel, informou que mesmo com a possibilidade de funcionamento de bares e restaurantes através da modalidade de Delivery, as medidas restritivas implementadas têm agravado o setor, causando o encerramento de 3.500 estabelecimentos em Belo Horizonte e 30.000 empregos perdidos.

Em situação semelhante àquela vivenciada, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), Percival Maricato, comparou a referida situação ao fechamento das fabricas da montadora norte-americana, Ford, no Brasil, que, por sua vez, causou a demissão direta de 5.000 (cinco mil) trabalhadores.

Tem-se, portanto, o agravamento gradual da situação econômica do setor de bares e restaurantes, tendo em vista que embora fechados e com faturamento reduzido, as cobranças destinadas à manutenção dos estabelecimentos continuam ocasionando, portanto, o aumento do índice de desemprego e da crise financeira.

Victória Gouvêa Motta Moura

Notícias

Relacionadas