A Paoli Balbino & Barros integra o grupo de trabalho da Unidade de Capacitação do Ministério Público.
O Conselho Nacional do Ministério Público inaugurou, no dia 16/03/2022, Grupo de Trabalho com o objetivo de elaborar manual de boas práticas a fim de auxiliar o MP nas ações de recuperação judicial e falência.
De acordo com a Portaria CNMP-PRESI nº 45/2022, o GT foi instituído no âmbito da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP) e do gabinete do conselheiro Dr. Daniel Carnio. O propósito é buscar o aperfeiçoamento das tratativas sobre o tema e uma proposta de aprimoramento da legislação da matéria.
O conselheiro Daniel Carnio destacou em site publicado pelo CNMP [1] que “existe muito espaço para que o MP atue de maneira mais importante nos processos de falência e de recuperação judicial. Muitas vezes, a instituição age de maneira tímida, pois se trata de matéria muito específica e que traz uma série de detalhes que precisam ser mais bem estudados e conhecidos”.
Complementou que o grupo de trabalho buscará as boas práticas já implementadas nas promotorias especializadas e irá orientar o membro do Ministério Público a como atuar na defesa do interesse público e social. “O manual que o GT irá elaborar será de grande valia para o MP exercer suas atribuições de maneira mais efetiva e eficaz. Essa medida vai proporcionar uma garantia maior em tudo o que decorre do sucesso de processo de falência ou de recuperação de empresas, como preservação de empregos, de receitas e de arrecadação tributária”.
Neste sentido, o GT é composto por Desembargadores, Juízes, Administradores Judiciais, Advogados, Professores, ou seja, um grupo multidisciplinar que possui ampla experiência em processos de insolvência. Por fim, Dr. Daniel Carnio [1] salientou que “com isso, a gente pretende extrair o melhor da visão de cada um acerca de como o Ministério Público pode atuar de maneira mais efetiva nesses procedimentos. São profissionais reconhecidos e com experiência prática e que representam alguns dos papeis exercidos nos processos que envolvem a matéria: juízes, promotores de Justiça, advogados, administradores judiciais e professores”.
Renata Barros
Fonte:
[1] – https://www.cnmp.mp.br/portal/todas-as-noticias/15035-cnmp-institui-grupo-de-trabalho-com-foco-na-atuacao-do-mp-em-processos-de-recuperacao-judicial-e-falencia-de-empresas
Relacionadas
Tribunal de Justiça de São Paulo determina que Juizo Recuperacional não pode autorizar aditamento do plano de recuperação judicial já homologado sem deliberação pelos credores em assembleia geral
Leia maisA lei 14.181/2021 na prática – juízo catarinense defere processamento de pedido de parcelamento de dívida proposto com base na lei do superendividamento
Leia maisContato
13º andar - Funcionários
Belo Horizonte/MG
CEP 30140-004 31 3656-1514 contato@pbbadvogados.com.br